Douglas Lima

Crise entre poderes

O Plenário do Supremo Tribunal Federal decide, nesta quarta-feira, 7, se confirma ou não a cautelar do ministro Marco Aurélio afastando o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da Presidência do Senado. O caso é o primeiro item da pauta do dia, segundo o site do tribunal.


Panorama
cad6-doncipalaesquerda cad6-dorfotoprincipaladireita
Tempos difíceis estes pelos quais o Brasil passa. Tempos estes que já tomam bons pares de anos. Tempos de Lava Jato, de prisões, de fome, de falta de dinheiro, de desvios de valores. Tempos de autoridades flagradas em má condução da coisa pública. Tempos de governantes e políticos desmoralizados porque se fizeram desmoralizar. E mais: tempos em que a educação do país vai de mal a pior. Saiu agora, resultado de pesquisa: a maioria dos alunos brasileiros erra ao fazer contas e não entende o que ler. Também resultado de pesquisa: o Brasil tem a sexta pior nota em Matemática entre 76 regiões avaliadas. Trocando em miúdos, tudo resultado de termos tido, recentemente, um Presidente quase analfabeto, e que achava isso uma grande coisa, e também consequência de hoje termos um Presidente sem pulso e moral pra mudar esta história.

Robótica
cad6-douglaslimapessoalderobotica
Estudantes da Escola Visconde de Mauá, do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Amapá, conquistaram o terceiro lugar no Torneio de Robótica First Lego League (FLL) – Etapa Regional Norte. A equipe Marco Zero Robotic garantiu classificação, ao lado de outras duas equipes, para participar do Torneio Nacional de Robótica, que será realizado em março de 2017, em Brasília.
A etapa regional Norte foi realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, e contou com a participação de 28 equipes formadas por pelo menos duzentos alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares da região. Os professores do Sesi-Amapá, Jesuene Souza e Edgar Isacksson Vieira, foram escolhidos os melhores técnicos da competição.

Sementes florestais
A Embrapa Amapá participou da 2ª Expedição da Rede de Sementes do Xingu, realizada em vários municípios da região Xingu Araguaia, estado do Mato Grosso. A iniciativa reuniu cerca de 50 pessoas, em um percurso de visitas in loco nas áreas de produção, beneficiamento e plantio de sementes florestais. A pesquisadora Ana Euler e a extrativista Raymunda Cordeiro Lopes, mais conhecida como dona Clara, residente na comunidade Arraiol do Bailique, estiveram na expedição, como parte da programação do Projeto Semear. Esse projeto prevê intercâmbio de experiências entre representantes do arquipélago do Bailique (Macapá) e da Rede de Sementes do Xingu, que reúne atualmente 350 coletores agricultores e indígenas (www.sementesdoxingu.org.br).


Deixe seu comentário


Publicidade