Douglas Lima

Literatura infantil

A Semed realizou ontem e continua hoje a culminância de mais uma edição do ‘Projeto criança e educação: universo em construção’, que neste ano trabalha o tema ‘Revisitando a literatura infantil: dos contos de fadas às lendas amazônicas’.


Thank you very much!
cad6-ronaldoLi há pouco um discurso feito em 1998 pelo então senador da república Ronaldo Cunha Lima, hoje já falecido. Esse grande brasileiro, de uma cultura extensa, discorreu sobre o avanço do estrangeirismo na Língua Portuguesa. Na ocasião, Ronaldo Cunha Lima mostrou, em razão do estrangeirismo, como termos de línguas diferentes, principalmente a inglesa e a francesa, tomam conta do português brasileiro, e até do português de Portugal. Lá no discurso o senador combatia essa invasão, pedia a valorização da nossa língua. Ele mostrou como o estrangeirismo, ostensivamente, tomava conta do português. O que Ronaldo Cunha Lima disse naquela ocasião, em 1998, foi como se tivesse dizendo hoje. Vejamos: ““Fui ao freezer, abri uma coca diet; e saí cantarolando um jingle, enquanto ligava meu disc player para ouvir uma música new age. Precisava de um relax. Meu check up indicava stress. Dei um time e fui ler um bestseller no living do meu flat. Desci ao playground; depois fui fazer o meu cooper. Na rua, vi novos outdoors e revi os velhos amigos do footing. Um deles comunicou-me a aquisição de uma nova maison, com quatro suites e até convidou-me para o open house. Marcamos, inclusive, um happy hour. Tomaríamos um drink, um scotch, de preferência on the rocks. O barman, muito chic, parecia um lord inglês. Perguntou-me se eu conhecia o novo point society da cidade: o Time Square, ali no Gilberto Salomão, que fica perto do Gaf, o La Basque e o Baby Beef, com serviço a la carte e self service. Preferi ir ao Mc Donald’s, para um lunch: um hamburger com milk shake. Dali, fui ao shopping center, onde vi lojas bem brasileiras, a começar pelas Lojas Americanas, seguidas por Cat Shoes, Company, Le Postiche, Lady, Lord, Le Mask, M. Officer, Truc’s, Dimpus, Bob’s, Ellus, Arby’s, Levi’s, Masson, Mainline, Buckman, Smuggler, Brummel, La Lente, Body for Sure, Mister Cat, Hugo Boss, Zoomp, Sport Center, Free Corner e Brooksfield. Sem muito money, comprei pouco: uma sweater para mim e um berloque para a minha esposa. Voltei para casa ou, aliás, para o flat, pensando no day after, o que fazer? Dei boa noite ao meu chofer, que, com muito fair play, respondeu-me: Good night.
Senhoras e senhores, muito obrigado, ou, se preferirem, thank you very much!”

Segurança na eleição
cad6-douglaslimafotoembixo
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE), desembargador Carlos Tork, e o comandante geral da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM-AP), coronel Carlos Souza, definiram o plano de segurança para o 2° turno das eleições de 2016. Em reunião, na sala da presidência do TRE, o coronel apresentou ao magistrado o plano de operações que ordenará o dia do pleito.
Um efetivo de 694 policiais militares atuarão no próximo domingo, 30. Desses, 101 viajarão para zonas rurais e ribeirinhas de Macapá (32 para o arquipélago do Bailique) e 561 na área urbana da capital amapaense.
Para eventualidades, 40 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e mais 25 PMs do Curso de Formação de Oficiais (CFA) ficarão de sobreaviso . A segurança consiste desde a escolta das urnas, guarda dos locais de votação e policiamento ostensivo em toda cidade, regiões rurais e ribeirinhas. A PM também garantirá a organização do trânsito no dia da Eleição.
O comandante da PM-AP assegurou que o efetivo da instituição estará em todos os locais de votação com a missão de garantir o livre exercício do direito de voto e segurança de toda população.

Emoção
O ator Ricardo Blat está em Macapá desenvolvendo projeto voltado para o bem estar emocional de alunos que estão em processo avaliativo. A iniciativa, intitulada Cuca Leve, pretende estimular a saúde física e mental dos estudantes, por meio de metodologia que envolve exercícios de meditação. O artista trabalha ao lado do irmão Rogério Blat e fica na cidade até sexta-feira, 28.
Cuca Leve é um projeto pioneiro, idealizado pelo Sesi do Amapá, voltado para a educação e o desenvolvimento humano. A intenção é trabalhar consciência corporal, respiração e meditação, e, com isso, preparar os alunos para os momentos que envolvem alta carga emocional. Isso é importante para que eles consigam alcançar resultados positivos nas provas.


Deixe seu comentário


Publicidade