Mais Médicos
Os profissionais formados no exterior participantes do Programa Mais Médicos poderão permanecer nos municípios por mais três anos. A Lei que garante a prorrogação do período de atuação dos médicos intercambistas foi sancionada pelo Presidente da República, Michel Temer, e publicada, nesta terça-feira (13), no Diário Oficial da União.
O ministro da saúde, Ricardo Barros, enfatiza a importância da nova regra. “Trabalhamos para aprovação da lei, pois a saída desses médicos em período pré-eleitoral poderia trazer desatendimento”, disse o ministro, ontem.
Atenção, eleitor
Estamos a 17 dias das eleições municipais de 2016. O Sistema Diário de Comunicação contribui neste processo eleitoral com sabatinas dos candidatos. Pelos veículos do Sistema já passaram Dora Nascimento, do PT; Ruy Smith, do PSB; Promotor Moisés, do Partido Ecológico Nacional; e Gilvam Borges (PMDB). Os outros postulantes virão – Aline Gurgel (PRB) e Genival Cruz (PSTU). É bom alertar que há candidatos que falam aquilo que o povo gosta e quer, mas pensam e agem diferente. Há o candidato que fala aquilo que o povo gosta e quer, e age coerentemente; há também o candidato sincero, que fala aquilo que acha melhor para a população, independente se o aplaudam ou não. E ainda há o candidato que não está nem aí. Fala o que lhe vem à cabeça, desde que engane as pessoas, ou pense estar enganando. Então, eleitor, olho vivo e ouvido atento. O voto é uma arma para ajudar o município de Macapá melhorar, e muito.
Território federal
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) saudou, nessa segunda-feira, 12, os 73 anos de criação do território federal do Amapá, hoje estado da federação. O senador afirmou que o estado é um espaço privilegiado para plantios e demonstrou orgulho da diversidade de ecossistemas e povos presentes no Amapá.
“É o Amapá o local desse conjunto de cinco ecossistemas. É o Amapá o local de domínios geográficos distintos. Nos orgulhamos de ser o estado da federação brasileira com todas as suas terras indígenas já demarcadas e o único estado em que nossos ecossistemas originais ainda estão de pé”, disse.
Randolfe lembrou que o Amapá foi espaço de disputa entre diversas potências europeias no século 18 e lamentou que, atualmente, a região seja muitas vezes esquecida pelo governo da União.
“Nós estamos no Brasil porque lutamos para nos tornar Brasil”, ressaltou o parlamentar.
Multivacinação
Entre 19 e 30 de setembro, todas as crianças menores de cinco anos, crianças com nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos devem participar da Campanha Nacional de Multivacinação 2016. O objetivo da mobilização é convocar pais e responsáveis a levarem seus filhos aos postos de vacinação, seja para iniciar o esquema de vacinal ou completar as doses que estiverem pendentes. Para todo o país, o Ministério da Saúde disponibilizou 19,2 milhões doses extras das 14 vacinas ofertadas na campanha. Ao estado do Amapá serão enviadas 88,1 mil doses.
‘Neste ano, estamos incluindo os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos apresenta uma maior resistência a se vacinar. Além disso, muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária’, explicou Ricardo Barros.
Deixe seu comentário
Publicidade