Memorial
Representantes do Memorial Amapá reuniram-se nessa quarta-feira, 24, para pedir apoio do poder público municipal para a programação do II Encontro de Filhos de Pioneiros, nos dias 9, 10 e 11 de setembro. O projeto visa resgatar as histórias, os espaços e a preservação da cultura de Macapá.
A diretora administrativa do Memorial, Terezinha Ferreira, destacou que a reunião serviu para solicitar o apoio de todos os órgãos da prefeitura para a realização do evento. “Solicitamos a manutenção dos locais onde acontecerão as programações e o apoio da CTMac e da Guarda Municipal para a organização do trânsito”.
Estado crítico
Às vezes tenho impressão de que o Amapá logo vai sair do mapa do Brasil. Tornar-se uma área internacional, pertencente a todos os povos. Não é pra rir, não, é verdade! Para início de conversa, a Amazônia, nos livros estudantis de geografia dos Estados Unidos é marcada como área internacional. Então, se o Amapá é um estado amazônico, logo… Mas não é bem por isso que acho que em bem pouco tempo sairemos do mapa. É porque entre nós nada dá certo; tudo nos tiram. Vê a CEA. Agora vai pra mãos de endinheirados. Os Correios sairão dos municípios. Os nossos municípios estão mais atrasados do que o atraso. A Zona Franca Verde nunca decola; o Porto de Santana é um ramerrão de pequenas operações; ninguém quer investir aqui. Aqueles que dizem querer investir vêm com outras finalidades, como o pessoal da soja e outros grãos. Essa turma, em vez de trazer apenas equipamentos e insumos para plantio, cultivo e colheita das culturas, traz veículos altamente equipados para prospecções minerais. Será que isso pode? Atenção DNPM, Polícia Federal e ministérios públicos.
Voto
Dora Nascimento (PT) abriu anteontem a série de sabatinas realizada pelo Sistema Diário de Comunicação. Hoje é a vez de Ruy Smith (PSB). Ótima oportunidade para o eleitor avaliar a capacidade, a honestidde, o perfil dos que estão de plantão na disputa pela Prefeitura Municipal de Macapá. Eles são sete: além de Dora e Ruy, Clécio Luís (Rede), Gilvan Borges (PMDB), Promotor Moisés (PEN), Genival Cruz (PSTU) e Aline Gurgel (PRB). Todos eles já são conhecidos das lides eleitorais amapaenses. Apenas dois, Promotor Moisés e Genival, ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar sob escolha popular. É a hora de dar oportunidade a eles? Não sei. Os que já tiveram oportunidade de trabalhar sob escolha popular desempenharam bem os seus papéis? Não sei. Só sei de uma coisa: a escolha que faremos em 2 de outubro será de fundamental importância para o futuro de Macapá, para o futuro do Amapá, porque estas eleições municipais formatarão bases para as gerais de 2018.
Repam
Estão abertas inscrições, até 2 de setembro, para o Seminário Laudato Sí e Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), promovido pela Diocese de Macapá em parceria com outras instituições católicas e educativas. Os locais de inscrições, em Macapá, são a sala da Pastoral da Comunicação (Pascom), no Centro Diocesano de Pastoral, na avenida Padre Manoel da Nóbrega, número 1000, bairro Jesus de Nazaré, e no Laboratório Pedagógico de Química, na Universidade Estadual do Amapá (Ueap), na avenida Presidente Vargas, Centro. O seminário é realizado em vários estados da Amazônia. Em Macapá ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de setembro, na Ueap, Campus I, na av. Presidente Vargas. O público-alvo são estudantes concluintes do Ensino Médio e universitários/as da comunidade acadêmica, com objetivo de despertar a responsabilidade da população, em especial da juventude, pelas atividades econômicas e sociais da região e grandes questões ambientais.
Deixe seu comentário
Publicidade