Problema
Os reclamantes afirmam que possuem graduação e que podem exercer livremente a docência, porém o Edital lançado pela Seed os excluiu da competição pelo simples fato de serem tecnólogos.
O Ministério Público do Amapá, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Constitucionais, emitiu, nesta semana, Recomendação ao governo do Amapá e à Secretaria Estadual de Educação, para que procedam à reanálise jurídica e administrava do Processo de Seleção que norteou a contratação temporária de professores.
De acordo com a Promotoria de Justiça, foi instaurado o Procedimento Administrativo n. 0001511-68.2017.9.04.0001, onde os reclamantes contestam as regras do edital do processo seletivo, uma vez que as mesmas excluíram do certamente a participação de candidatos graduados em tecnologia (tecnólogos), violando, assim, os princípios constitucionais da isonomia e do acesso universal ao concurso público.
Os reclamantes afirmam que possuem graduação e que podem exercer livremente a docência, porém o Edital lançado pela Seed os excluiu da competição pelo simples fato de serem tecnólogos.
Mais Médicos
Profissionais brasileiros interessados no Programa Mais Médicos têm nova chance de participar da iniciativa. O Ministério da Saúde lançou, nessa quarta-feira, 20, mais um edital com oferta de 2.394 vagas, com prioridade para profissionais com registro no país. As oportunidades fazem parte do processo de reposição e substituição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) por profissionais brasileiros. Também estão sendo repostas vagas de desistências e de encerramento de contrato.
Está prevista substituição gradativa dos profissionais que atuam no Mais Médicos por meio de cooperação com a OPAS. No último edital, foram cerca de mil vagas de profissionais cubanos ofertados a brasileiros e, no atual edital, outras 1.008 foram abertas. A expectativa é chegar a quatro mil substituições em três anos. Neste momento, podem se inscrever médicos brasileiros com registro no país, que têm prioridade em todos os editais. Os profissionais interessados podem se inscrever até o dia 26 de abril, por meio do sistema do Programa Mais Médicos. Após a inscrição, os médicos poderão escolher quatro municípios de preferência.
Os médicos brasileiros formados no exterior selecionados no último edital começaram a se apresentar nos municípios para início das atividades esta semana, a partir desta última quarta-feira (19). Foram 372 profissionais selecionados para as vagas não ocupadas por brasileiros. Eles passaram por um módulo de acolhimento para avaliação e treinamento durante quatro semanas.
Paciência necessária
Nosso voo para a Singapura estava atrasado por causa de problemas mecânicos. Os 15 minutos de atraso se transformaram em 30, em seguida em 60 — e então em três horas. Os atendentes procuravam acalmar os passageiros cansados e irritados. À medida que a noite se prolongava, as pessoas se uniram num grupo enfurecido — gritando com linguagem grosseira. Até o piloto veio para encorajá-los, mas também o insultaram.
Enquanto observava a cena, um homem de Singapura, ao meu lado, disse-me baixinho: “A paciência será uma virtude necessária hoje à noite.”
A vida pode ser frustrante, até irritante. Ainda assim, muitas vezes a impaciência é apenas um reflexo do nosso egocentrismo, em resposta às decepções da vida. O verdadeiro amor é retratado na Bíblia como autossacrifício (João 15:13), e uma demonstração desse amor é a paciência com os outros. “O amor é paciente, é benigno […] não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal” (1 Coríntios 13:4,5). Ele coloca de lado a nossa agenda pessoal e procura seguir o modelo de Cristo.
Isto parece impossível? Será, se tentarmos fazê-lo com nossas próprias forças. Mas quando oramos e pedimos ajuda, Deus nos provê a paciência, que reflete o Seu amor — mesmo durante as circunstâncias frustrantes. Ao sentir-se sem paciência, lembre-se da paciência de Deus com você. — Bill Crowder
Deixe seu comentário
Publicidade