Douglas Lima

Produção

A Unifap, com 26 anos de fundada, conquista o seu primeiro registro de propriedade industrial. O feito é o software educacional Fractron, programa de computador que auxilia no ensino das operações matemáticas com frações. Uma boa, né? Merece festejo que aliás acontece às 10h de hoje no auditório do Conselho Superior (Consu), no campus Marco Zero do Equador, em Macapá.


‘Xixi de nuvem’

Padre Lírio, aquele gaúcho simpático da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi embora pra Porto Alegre, para tristeza dos amapaenses, já está entre nós, de novo. Graças a Deus! Ah, mas já vai embora, novamente Enquanto isso, ele tem um programa radiofônico pelas manhãs, na rádio católica São José. Dele ouvi, no rádio, certa vez, que chuvisco é ‘xixi de nuvem’. Mas agora que a chuvarada cai de vez, aí não temos mais o xixi de nuvem do padre Lírio, mas mijada completa.

Fiasco geral

Já imaginou se a direção nacional do PSB viesse a tomar a mesma decisão do PSDB, que destitui a direção do partido nos estados onde a legenda não conseguiu eleger prefeito, em 2016?
Imaginou?
Pois é, se isso viesse a acontecer no Partido Socialista Brasileiro no Amapá, os capiberibes ficariam na roça.
O PSB não conseguiu eleger nenhum prefeito; o PSDB emplacou Maria Orlanda, no Oiapoque.
No que tange a vereador, outro critério peessedebista para ‘detonar’ líderes estaduais, os socialistas foram bem mais piores que os tucanos nas últimas eleições municipais. Sofríveis, aliás!
Os dirigidos pela família Capiberibe não conseguiram eleger ninguém. O PSDB, por sua vez, botou Auciney Maciel e Bruna Guimarães na Câmara de Macapá, e mais seis vereadores no interior do estado (Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Ferreira Gomes).

Mágica Amazônia
Muita gente ainda não sabe que a Amazônia tem também um recife de corais. Isso mesmo! A formação natural fica na foz do grande rio, também possuindo esponjas e rodolitos. O recife é imenso – 9,5 mil km². A descoberta desse sistema foi divulgada em abril de 2016.
A ONG Greenpeace está preocupada com as futuras extrações de petróleo na costa amapaense, porque, segundo ela, pode afetar, negativamente, o recife de corais, esponjas e rodolitos.
Da preocupação à prática, a Greenpeace manda ao Brasil, pela primeira vez, o seu maior navio, o Esperanza, para lançar a campanha ‘Defenda os Corais da Amazônia’. O objetivo é evitar que duas empresas explorem petróleo na costa norte do Brasil.
O navio levará a equipe do Greenpeace para tentar registrar as primeiras imagens dos corais em seu habitat natural. Para isso, terá um submarino.


Deixe seu comentário


Publicidade