Só a oração salva
A crença no homem brasileiro no geral, nas autoridades, em particular, acabou. Infelizmente! Estamos sem esperança numa reviravolta, sem aquele otimismo característico dos nacionais verde-amarelos de que somos capazes de converter situações escabrosas num mar de rosas. O país não pode avançar, a Nação está cabisbaixa. As autoridades principais tiveram as máscaras retiradas pelo Ministério […]
A crença no homem brasileiro no geral, nas autoridades, em particular, acabou. Infelizmente! Estamos sem esperança numa reviravolta, sem aquele otimismo característico dos nacionais verde-amarelos de que somos capazes de converter situações escabrosas num mar de rosas. O país não pode avançar, a Nação está cabisbaixa. As autoridades principais tiveram as máscaras retiradas pelo Ministério Público, Polícia Federal e segmentos da Justiça. Todas estão podres; túmulos caiados! Como o Presidente da República, senadores, deputados e grandes empresários podem fazer o Brasil andar, se todos estão preocupados em salvar a própria pele? Não há tempo para pelo menos pensar na salvação do bem geral, muito menos agir. Mas se morreu a crença ou esperança no homem brasileiro, firme está a fé em Deus. Somos o espaço geográfico com a maior população católica do mundo, e o segundo em seguidores de Cristo. Isso mostra que se as autoridades brasileiras nos decepcionam, Deus está sempre ao nosso lado, pairando sobre tudo. Então, amigos, vamos fazer uma corrente de orações, em defesa do nosso Brasil.
Desde os primórdios
Nesta época de delações ou colaborações, hipocritamente chamadas de premiadas, não vou falar de corrupção. Aliás, não vou condená-la. Não vou condená-la porque ela é presente na humanidade desde os primórdios. As primícias do gênero humano foram a corrupção, a desobediência, o pecado. Lá no Éden, para ser iguais a Deus, ou pensando ser iguais, querendo se igualar ao Criador, Adão e Eva comeram o fruto do conhecimento do bem e do mal. Em seguida, por inveja, querendo uma posição melhor na vida, Caim matou o irmão Abel. Adiante, a corrupção tomou conta tanto do mundo que o próprio Deus resolveu dizimá-lo com o dilúvio. O homem, querendo mais e mais, chegou ao desplante de atingir a morada do Divino, construindo uma torre para ir ao Céu. Aí, provocou a Babel. Abraão mentiu para os egípcios; Jacó enganou e roubou o irmão Esaú. Os filhos de Jacó, por inveja e corrupção, venderam o irmão José como escravo. O maior rei do povo de Deus, Davi, foi autor intelectual de um homicídio para ficar com a mulher de um próximo. A maior atividade dos profetas foi criticar a corrupção prevalente nos reinos de Judá e Israel. Todos esses casos e fatos foram no âmbito da História Sagrada. Na História da Humanidade, sempre a corrupção foi e é recorrente. Todos somos corruptos. Eu sou corrupto. Mas a perfeição de Deus nos leva à maior das esperanças, prometida por Jesus Cristo: ‘Aquele que perseverar no bem, até ao fim, terá o Reino dos Céus’.
Integridade 101
Os oficiais numa certa cidade surpreenderam-se ao receber uma carta e o dinheiro de um motorista que havia recebido uma multa por excesso de velocidade, em 1954. O turista inglês, tinha visitado aquela cidade, e sido multado por excesso de velocidade. A multa fora de uns 32 reais, mas ele a esquecera por quase 52 anos até descobri-la — num casaco velho. Ele, agora com 84 anos, vive num asilo, e disse: “Pensei: tenho que pagar essa multa, e assim minha consciência ficará limpa”.
Essa história lembrou-me do compromisso de integridade do salmista Davi. Embora ele tenha feito algumas escolhas terríveis ao longo da vida, o Salmo 101 declara a sua resolução de viver sem culpa. Sua integridade começaria na privacidade da sua própria casa (v.2) e se estenderia às escolhas de colegas e amigos (vv.6,7). A vida corrupta da maioria dos reis do antigo Oriente Médio contrastava fortemente com a integridade de Davi que respeitava a vida de seu inimigo, o rei Saul (1 Samuel 24:4-6; 26:8,9).
Como cristãos, somos convocados a caminhar em integridade e com a consciência limpa. Ao honrarmos os nossos compromissos com o Senhor e com os outros, fortalecemos a nossa comunhão com Deus. E nossa integridade nos guiará (Provérbios 11:3) e ajudará a andar com segurança (10:9). Não há melhor teste de integridade para um homem do que o seu comportamento quando está errado.— Marvin Williams
Deixe seu comentário
Publicidade