Sustentabilidade
A Embrapa e o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepê) realizam o curso ‘Integração de Serviços Ecossistêmicos (ISE) em Processos de Planejamento’, hoje, amanhã e depois de amanhã, em Macapá.
Iguais
As mulheres são, das criaturas de Deus, as mais belas; os homens são belos, também. As mulheres são inteligentes, os homens, idem. Há uma parcela das mulheres com cabeça de pitomba; entre os homens, isso também é verdade. Do sexo feminino eclode a natividade, isso porque o sexo masculino o insemina. A humanidade não cresceria e se multiplicaria, se as mulheres não dessem os filhos à luz, mas elas dão os filhos à luz porque os homens lhes dão o sêmen. Quer dizer, homem e mulher se completam. Mas a tradição histórica mostra o empoderamento masculino. E porque um sexo depende do outro, as mulheres também querem se empoderar. Muito justo. Ah, os homens, sobejamente, têm provado que são corruptos, e as mulheres com o pouco espaço que já têm conseguido, também demonstram certo grau de corrupção. E assim caminha a humanidade: homem-mulher-mulher-homem, juntos para sempre, porque esta é a vontade de Deus. Quanto à pouca votação que elas tiveram, não se preocupem, queridas, um dia vocês chegam lá. Aliás, já chegaram, mas não souberam se manter no poder – vide Dilma Rousseff.
Representações
Os moradores do arquipélago do Bailique receberam, durante a 121ª Jornada Itinerante Fluvial, o programa ‘Comunidade em Círculo’, da Justiça amapaense. Essa primeira etapa foi de apresentação da prática e seleção dos participantes voluntários que representarão cada localidade.
Cerca de 15 pessoas das comunidades de Limão do Curuá, Ponta do Curuá, Foz do Gurijuba, Livramento e Itamatatuba participaram dessa fase de apresentação do programa. A capacitação dos voluntários acontecerá em fevereiro do próximo ano.
O objetivo é assegurar maior efetividade das ações do Judiciário e estimular a prevenção e solução de conflitos por decisão consensual das comunidades do Arquipélago do Bailique.
Para a execução das atividades de treinamento e capacitação de facilitadores na prática de círculos restaurativos, o projeto conta com instrutores do Comissariado da Infância da Comarca de Macapá, com capacitação adequada, e servidores que ministram a matéria pertinente aos voluntários nas comunidades de destino.
Outubro Rosa
A Semsa abre oficialmente, hoje, 5, a campanha mundial Outubro Rosa. A cerimônia acontece às 9h na UBS Marabaixo. Todas as unidades básicas de saúde do município de Macapá intensificarão a oferta do exame clínico das mamas, coleta de PCCU e as atividades de educação em saúde voltadas para mulheres durante todo o mês.
A campanha reforça o debate da importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas e disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
Em Macapá, além da prevenção do câncer de mama, a Semsa intensificará a oferta do PCCU – exame responsável pela detecção de alterações no colo do útero.
Leitura
Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e democratizar o acesso ao livro desde a infância, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará dia 14, das 16h30 às 18h, o projeto Leitura na Praça, na praça Veiga Cabral. Organizado pelas Divisões de Recursos Didáticos e de Educação Infantil, a iniciativa ocupará o espaço com múltiplas atividades de mediação de leitura para receber cerca de duzentos alunos da educação infantil (crianças com idade entre 4 e 5 anos) com música, brincadeiras, palhaços, colorido e personagens de histórias infantis.
Será um momento de aprendizado coletivo, no qual as crianças escutarão histórias, lerão umas para as outras e se divertirão livremente, dando asas às suas infinitas criatividades.
Deixe seu comentário
Publicidade