Diário Política

Nova funcionalidade das urnas estimula eleitor a conferir voto, mas não anula

Investigação jornalística descarta possibilidade de anulação do voto, conforme recente alegação em vídeo que circula nas redes sociais.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

Uma nova funcionalidade aplicada às urnas eletrônicas em 2022 estimula o eleitor a conferir seu voto antes de apertar o botão “confirma”, mas não impede que a escolha seja computada, como alega um homem em um vídeo que soma mais de 70 mil reproduções às vésperas da votação. É o que conclui o serviço de checagem montado pela renomada agência France-Presse, chamado de AFP Checamos.

 

Segundo a denúncia, o autor sugere que, pela similaridade entre as palavras “confira” e “confirma”, o eleitor poderia se confundir e apertar a tecla de confirmação antes do momento certo, assim perdendo seu voto. Mas isso é falso, segundo a agência. O tempo de conferência do voto é de um segundo e, em seguida, os cidadãos podem confirmar suas escolhas normalmente.

 

Novidade

“Não existia nas urnas, este ano vai existir. Quando você digita um número aparece embaixo assim piscando ‘confira seu voto’. A pessoa vai entender ‘confirma’ e vai apertar a tecla ‘confirma’, perdeu o voto, não computou. Tem que esperar esse negócio do ‘confira o seu voto’ acabar, demora alguns segundos”, diz o homem em um vídeo compartilhado no Twitter, YouTube, Facebook, Telegram e TikTok.

 

Algumas imagens da nova funcionalidade das urnas aparecem enquanto o usuário descreve a suposta confusão que levaria à perda de votos: “Antes não existia isso. Agora, você digitou um número lá na urna, aí aparece assim embaixo: ‘confira o seu voto’ piscando, você não vai ler confirma? E não vai apertar o confirmar? Dá impressão que isso é feito para confundir, pra pessoa perder o voto. Onde já se viu isso? Você aperta, aparece um negocinho ‘confira seu voto’, confira e confirma é a mesma coisa que a gente está olhando ali. Aquelas letrinhas sabe, de bula de remédio, assim ‘confira o seu voto’ e fica ali piscando. É o tempo de a pessoa apertar o ‘confirmar’ e perder o voto. Não vai funcionar, não vai computar”, insiste o homem.

 

A gravação também foi enviada ao WhatsApp do “AFP Checamos”, para onde os usuários podem enviar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.

 

O vídeo começou a circular em 27 de setembro de 2022, vinte dias após o TSE publicar uma nota a respeito da nova funcionalidade: “Pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde ‘Confirma’) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”.

 

Conferência

A atualização, portanto, busca estimular o eleitor a conferir seu voto, mas não anula as escolhas dos indivíduos. Após o período de um segundo em que se lê “confira seu voto”, a tecla “confirma” pode ser apertada normalmente.

 

A Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, considerada uma das mais prestigiadas no mundo, fundada em 1835 e com base no 2º arrondissement de Paris, também chamado de Arrondissement de la Bourse.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade