Cidades

Pediatra Melissa D’Almeida alerta sobre período de mudanças de temperatura

Profissional, entre outras dicas, diz que ideal é ficar em repouso no lar e evitar aglomerações e contato com pessoas, principalmente de crianças doentes


 

Douglas Lima
Editor

 

A pediatra Melissa D’Almeida, na manhã desta quinta-feira, 12, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), deu algumas dicas sobre como tratar as crianças neste período de mudança da estação de sol para a de chuvas.

 

A profissional chamou a atenção para os casos de febre. Ela explicou que ter febre, no período, é normal, mas a persistência dela é preocupante, principalmente se acompanhada de dificuldade respiratória e de pausa na alimentação.

 

 

“Isso é sinal para os pais tomarem cuidado, de acordo com a idade da criança”, disse a doutora Melissa D’Almeida, acerca da febre persistente, dificuldade respiratória e falta de apetite.

 

A pediatra ensina que a lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9% é importante e necessária. Ela orienta ir a uma UBS para receber a técnica ou dicas de médicos pediatras. “Crianças usam de 3 a 5 ml e adultos, 20 ml ou garrafas de alto volume”, ensinou.

 

Hidratação oral com água, sucos, frutas com caldo como laranja, tangerina, melancia e melão é outro ensinamento de Melissa, dado no rádio, além de alimentação leve e dispensa de alimentos que exijam muito esforço do corpo para fazer digestão.

 

A entrevistada aconselhou amamentação materna exclusiva para bebês até 6 meses. Se já fazem uso de fórmulas, oferecer bastante água a eles. “Para crianças até 2 anos de idade, o uso da Vitamima D e Ferro é mandatário”, determinou.

 

Outra dica: “Limpe a coriza das narinas, de preferência com lenço de papel que possa ser descartado imediatamente. Sempre que possível, lave as mãos e, se não estiver disponível, use álcool gel para higienizá-las”.

 

A doutora Melissa ainda recomendou, para este período de mudanças de temperatura, repouso no lar, evitar aglomerações e evitar contato com pessoas, principalmente com crianças doentes.

 


Deixe seu comentário


Publicidade